About

Pages

terça-feira, 5 de junho de 2012

Porque acredito que a fé cristã é racional

  
 Bom começando com a primeira série de postagens, vou começar com a introdução, apresentando do que vou tratar e etc.
Acredito que entre as três grandes religiões monoteístas (Judaísmo, cristianismo e islamismo) o cristianismo é a mais racional, aqui vou apresentar alguns pontos fundamentais do cristianismo, também será necessário explicar todos os aspecto para justifica-las, e por ultimo analisa-las e aplica-las pela razão, para ver assim, se o cristianismo é verdadeiramente racional. Os pontos são:
  1.    Deus existe, sendo o criador, causa do Universo, por ele existir, todas as coisas existem pela sua própria existência, sendo obviamente necessária sua existência para que a fé cristã exista.
  2.      Jesus Sendo seu filho, é o total e absoluto começo do cristianismo, sem Jesus, a fé do cristianismo não existiria, por isso, Jesus é a revelação de Deus para todos os homens.
  3.      O espírito santo, sendo a própria representação de Deus, deixada por seu filho, Jesus, é o agente que nos certifica e confirma a palavra de Deus, e sua própria existência.
  4.      A bíblia, é a total revelação de Deus para com os homens, se encontra nas sagradas escrituras, as leis e os ensinamentos de Jesus, o Cristo.
  5.     A vida eterna, é a total conclusão e consumação dos ensinamentos cristãos, toda a nossa vida terrena pode-se resumir em estar em comunhão com Deus, para que, a vida eterna possa ser-nos concedida.

Estes são os pontos mais importantes da fé cristã, serão essas as características que vão ser analisadas, para ver se a conclusão do trabalho é que a fé cristã é racional ou não.

Irmãos Não se assustem com a expressão "Fé Racional"


Acredito que existe certo de repudio dos cristãos em admitir que a "fé cristã é racional", admito que, no começo também não gostava dessa expressão, eu pensava:
Se a fé e racional e lógica, então não é fé!
Ma só agora entendo o que essa afirmação quer realmente dizer, essa expressão esta transmitindo que existem boas razões para acreditar que a fé cristã é verdadeira, e que nós, como cristãos, escolhemos o cristianismo porque entre as grandes religiões do mundo, o cristianismo é a que se destaca pelas fortes evidencias históricas, cientificas e filosóficas, e através desta afirmação a crença em Deus se justifica, pelas evidencias e pela experiencia imediata através do espirito santo.
Em outro sentido, também a razão toma o lugar de 'justificação', ou seja, um respaldo, de porque nós seguimos a Jesus Cristo, e somos cristãos, seja ele um respaldo cientifico, filosófico ou histórico. Por isso vou começar uma série de postagens com o tema: "Porque acredito que a fé cristã é racional"

“Antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós.”

(1ª Pedro 3:15)

terça-feira, 29 de maio de 2012

Primeira Postagem: Saudação!

Faz algum tempo que estava querendo criar um blog sobre os meus pensamentos filosóficos sobre o cristianismo,  aqui serão publicados alguns comentários sobre os argumentos teísta de grandes pensadores da apologia, por exemplo, William Lane Craig, Alister McGrath, Platinga, C. S. Lewis, etc.
O intuito também desta pagina também é refutar alguns argumentos ateus de nível popular, criticando o radicalismo religioso também, já que, a única forma de sermos cristãos racionais é ter uma mente aberta para os pensamentos filosóficos alinhada com nossa experiência imediata através do espirito santo.